segunda-feira, 14 de março de 2016

Arquitetura X Vestuário

Esquecendo o que é óbvio pode ser bem difícil especificar o que a arquitetura proporciona ao ser humano que uma peça de roupa não pode proporcionar. Da mesma forma que uma estrutura arquitetônica pode proteger o ser humano das intempéries da natureza e descrever sua personalidade o vestuário também pode, porém não com a mesma proporção.
Qualquer pessoa que sinta frio pode usar um casaco e se aquecer, mas seria bem mais agradável permanecer dentro de sua casa onde é mais aquecido. Em caso de chuva pode-se usar um guarda-chuva ou uma capa, mas nenhum dos dois consegue mantê-lo completamente seco quanto se você estivesse em algum abrigo. Nesses casos, o vestuário e a arquitetura cumprem a mesma função, porém a segunda o faz com maior perfeição, provendo maior conforto ao ser humano. 
Tanto a arquitetura quanto as vestimentas podem descrever a personalidade de quem usufrui delas, porém o vestuário é pensado como de uso individual e as obras arquitetônicas são pensadas para um uso mais coletivo, pode ser uma pequena família ou até uma cidade inteira.
Assim, as duas realizam a mesma função em escalas diferentes. Na impossibilidade de estar abrigado em algum momento inoportuno, a sua indumentária pode suprir suas necessidades. Enquanto que ambas também expressam quem delas se utiliza, mas uma é singular e a outra é plural.

Nenhum comentário:

Postar um comentário